segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Sessão ordinária antecipada

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi antecipada para a manhã desta segunda feira, em virtude de compromisso do Poder Legislativo com a Corporação dos Bombeiros em Santiago, evento alusivo as comemorações dos 170 anos da Brigada Militar.

Reunião em São Pedro do Sul


Em São Pedro do Sul, foi realizada a reunião da Coordenadoria do PMDB do Vale do Jaguari "Dep. Rubem Machado Lang", contando com a presença dos Deputados Federais Cezar Schirmer e Eliseu Padilha.

Oílton Pazzini Bettim, Presidente do PMDB de Santiago, reforçou o que havia falado ao Deputado Eliseu Padilha em Santiago, da necessidade de um esforço regional envolvendo as lideranças para construção de um projeto de desenvolvimento identificado com a agroindústria, capaz de oferecer uma alternativa econômica e uma nova matriz produtiva, para melhorar o perfil da Região.

Antônio Diniz Cogo, Vereador de Santiago, disse que precisamos saber usar esta ferramenta de aproximação entre Diretório Estadual e interior, através do Secretário Geral, Eliseu Padilha, pediu apoio aos companheiros de região na luta em prol da criação e instalação do Corede do Vale do Vale do Jaguari.

Felipe Cogo, classificou a campanha do Rigotto como paixão, pois na sua opinião foi uma campanha inflamada, cheia de emoção e por isso é que deu certo.
Classificou o trabalho que o secretário Padilha vem desenvolvendo como amor, pois tem estrutura, objetivos e organização. A paixão da campanha do Rigotto durou apenas uma eleição, é como na vida (dura poucos meses). O amor que o Padilha vem dedicando em seu trabalho é como na nossa vida, pode durar para sempre.
Confirmando o desejo que o PMDB de Santiago demonstrou durante o café, que Padilha deverá ser nosso governador em 2010
Lembrou que quando era estagiário da FDRH, graças ao Edson Brum e que com a ajuda dele, pode buscar mais espaço para nossos jovens, através de estágios no Banrisul e Delegacia de Polícia, mais sempre travando queda-de-braço com o Partido Progressista que também queria espaço.
Como jornalista da Bancada do PMDB colocou-se à disposição dos novos presidentes.

Reunião da executiva estadual com o PMDB de Santiago


Aconteceu nas dependências do Hotel São João Palace Hotel, na manhã do último sábado, encontro da Reunião da executiva estadual com o PMDB de Santiago, onde foram debatidos questões partidárias, onde foi analisado a necessidade de um esforço regional envolvendo as lideranças para construção de um projeto de desenvolvimento identificado com a agroindústria. O nome de Eliseu Padilha, foi conclamado para concorrer a majoritária nas eleições de 2010, pelo trabalho que vem desenvolvendo qualificando as bases do Partido.

Posse da nova Executiva e Diretório



Realizou-se na última sexta-feira, no Grêmio de Cabos e Soldados da BM, a primeira reunião DELIBERATIVA E FESTIVA do Partido do Movimento Democrático Brasileiro- PMDB de Santiago, no ato estiverem presentes éx-presidentes, filiados , simpatizantes e imprensa.


O ato de posse da nova executiva, tendo como Presidente: Oilton Pazzini Bettim-1ª Vice Presidente: Vera Regina de Albuquerque Rosso- 2º Vice Presidente: Adão Mota da SilvaSecretário Geral: Marcos Lemos de Oliveira -Secretário Adjunto: Marcio de Souza Brasil -Tesoureira: Maria de Fátima Linhares Labrea, sendo presidida pelo companheiro mais idoso, Sr. Angelo Linhares.


Após foi aprovado o ato de criação do Conselho de Presidentes, orgão consultivo integrado pelos ex-presidentes do Partido, com a finalidade de prestar assessoria política a Comissão Executiva.


Além da aprovação da criação do "Diploma de Honra ao Mérito", concedidos para o ex-presidentes como reconhecimento pelos bons trabalhos prestados ao Partido, no desempenho do cargo de presidente da Executiva Municipal, com dedicação, empenho e ética.

Ex-presidentes agraciados com o diploma de Honra ao Mérito:
- ARIZOLI GINDRI
-ANTÔNIO VALÉRIO MARTINS DA ROSA
-CLAUDIO PERAZZOLO FURQUIM
-JOSÉ RENATO LOVATO CADÓ
-ACCÁCIO MARTINIANO EGGERES DE OLIVEIRA
-NESTOR AUGUSTO PÊS
-OLGI AQUINO KREBS


Usou da palavra o Vereador José Renato Cadó, Presidente da Executiva do exercício findo 2005/2007, que agradeceu o apoio recebido dos companheiros, disse estar realizado por poder colaborar com o Partido, lembrando que sempre procurou ser o mais democrático possível, usou da frase de Ulysses Guimarães que já dizia "o político tem que ter um coração semelhante a um túmulo, onde poderá sepultar todas as mágoas, ressentimentos, angústias", após foi entregue um ramalhete de flores a Sra. Menaides Cadó, esposa de Renato Cadó.


Após usou da palavra o Presidente empossado professor Oílton Pazzini Bettim, que agradeceu o apoio e confiança dos companheiros, que o conduziram a Presidência do Partido, disse estar consciente da sua responsabilidade em dirigir o Partido, na eminência de um ano eleitoral e a certeza de construir junto com os companheiros e os irmãos de oposição um projeto municipalista capaz de satisfazer os anseios e as necessidades de nossa população, oferecendo alternativas concretas de renda e emprego para um vida realmente digna, concluiu usando as palavras de Ulysses Guimarães "Ouçam a voz rouca das Ruas".


Eudo Tambara, Presidente da Coordenadoria do PMDB do Vale do Jaguari, manifestou sua alegria por ver o Partido politizado com a participação dos seguimentos da educação, participando ativamente dos movimentos partidários, agradeceu o apoio que Santiago tem dado a Coordenadoria.


A noite foi abrilhantada pela participação artística cultural, a cargo do grupo de Danças Alma Farrapa, coordenado pelo companheiro Roberto Castellan.

Vasco Carvalho, representando São Francisco de Assis e o Deputado Gilberto Capoani, disse que não poderia deixar de aproveitar a oportunidade para confraternizar com os irmãos de Santiago.


Ver. Antônio Diniz Cogo, fez um breve histórico de sua gestão frente a Presidência do Poder Legislativo, colocando-se a disposição da nova executiva.


Usaram da palavra ainda, o Presidente da Juventude Márcio Brasil e do PMDB Mulher Vera Regina de Albuquerque Rosso.


O Sr. João Lemes, Diretor do Jornal Expresso Ilustrado, disse que o PMDB é uma grande organização, um partido maduro, e que o Jornal Expresso sempre que pudesse estaria junto com seus membros para noticiar todos os acontecimentos, afinal, um partido é composto por pessoas, as mesmas que também ajudam a fazer Santiago próspero.


Após foi servido um jantar de confraternização.

FORDRIN



O Vereador Antônio Diniz Cogo, da Bancada do PMDB, Presidente da comissão provisória do Corede do Vale do Jaguari , realizou nas dependências da Câmara de Vereadores, em parceria com a URI e Prefeitura Municipal o FÓRUM REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, sendo que todos os Município presentes puderam explanar sobre as suas potencialidades, sendo que:

Unistalda, destacou - Projeto de ovinocultura;Destilaria de Álcool e Cachaça;Plantio de eucalipto;Projeto de ovinocultura de carne – R$ 700.000,00 via DRS BB(Santiago) encaminhado o licenciamento ambiental e financiamento dos produtores via BRDE, BB e SICREDI. Meta funcionamento em 2008.

Capão do Cipó, destacou -Agricultura – soja, milho -Pecuária – bacia leiteira, Projeto encaminhado a SDT (MDA). Apicultura. -Agroindústria -Inclusão digital – Wireless público
Calçamento da av. Tancredo neves(2km) - Prioridade : Acesso asfáltico (13 km) - Conclusão da RS 377 - COREDE Vale do Jaguari

São Vicente do Sul, destacou -Industrialização da Batata doce - COREDE Vale do Jaguari -
Manutenção e conservação das estradas rurais (Licenciamento ambiental pedreiras).

Mata, destacou -Turismo -Atividades alternativas ao fumo – leite (agroidústria), noz pecâ, Fundo rotativo municipal para a agropecuária.

Nova Esperança, destacou - Rota Turística Caminho das Origens -

Cacequi, destacou o Plano Diretor que pretende implantar em seu Município, abordaram so bre o aterro sanitario e as lagoas de decantação.

Santiago, através do Prefeito, falou da URI que serve de modelo de desenvolvimento regional.

Na parte da tarde, foi apresentação da rota "Caminhos das Origens", tendo com finalidade desenvolver o turismo de forma sustentável, gerar empregos e inclusão social.

O Secretário Ariosto Culau, de Planejamento e Gestão do Estado, comentou a formação do COREDE Vale do Jaguari e passou a expor através de Data Show as Metas do Governo para os 4 anos. Ressaltou que o Estado possui um défict estrutural de 36 anos, sendo que o Governo é o primeiro no Brasil que gasta com pessoal em relação ao que arrecada. Explicou que o Governo precisaria de três anos de arrecadações para sanar a dívida do estado, que possui a maior dívida de todos os Estados. Disse que o Governo não tem dinheiro para investir, para sequer manter os compromissos em dia devido ao déficit operacional que vive. Relatou que através de operações de crédito conseguiram fazer um pouco de estradas, mas apenas começá-las, pois o Estado apresentava um Orçamento com receitas que não entravam no caixa do Estado, como ressarcimento de estradas, que é uma eterna luta com o Governo federal e uma despesa sempre acima do que arrecada. Explicou que o Governo Federal retém a Lei Candir , não repassando as verbas de exportação ao Governo do RS. Explicou que o Estado tem capacidade de crescer em alguns anos, e se reerguer, porém, com o plano da Governadora poderá se recuperar a partir de agora, pois até 2010 o governo tem um planejamento para que o Estado saia da lanterna dos estados brasileiros. Ressaltou que o Planejamento não é estático e pode mudar, exemplo da Metade sul, que era chamada a “ região mais pobres e com menos investimentos do Estado”, no entanto agora o quadro está mudando, com a instalação de Indústrias papeleiras por exemplo. Relatou a oportunidade de energia e empregos que a casca de arroz estrá proporcionando à algumas cidades, um exemplo de que a criatividade pode trazer progresso a uma região. Apresentou o modelo de desenvolvimento regional do Governo Ieda, os principais investimentos previstos no setor de madeira e celulose, energia,alimentos, construção civil, moveleira, naval, telecomunicações, mineração, maquinas agrícolas e outras. Ressaltou os desafios do planejamento orçamentário do Estado, o esforço compartilhado dos poderes em busca do equilíbrio financeiro. Informou a previsão de investimento para as cidades de nossa região, onde somente para as cidades de Cacequi, Unistalda, São Francisco de Assis e Santiago, prevê um investimento de 1,1 bilhao para 2008. Previsão também, de conclusão da RS 377 fazenda Limoeiro. Bem como o planejamento para outras diversas regiões do RS.

O Secretario Celso Bernardi - Ter capacidade de unidade e empreendedorismo, identidade com a região, seus ativos e capital social da mesma. Relatou as primeiras consultas populares em 1998, o orçamento participativo. A consulta popular transformara-se uma patrimônio do Estado. Relatou sobre a o Governo atual ter assumido u o passivo de 2004, totalizando 180 milhões liquidados, embora não haviam recursos, a consulta de 2006 representa hoje 300 milhões, mesmo assim, já pagaram mais de 50 milhões e seguirão pagando cerca de 50 milhões ano até zerar o passivo das consultas populares. Mesmo assim, o governo abrirá nova consulta popular para colocar no orçamento de 2008, dentro dos 40 milhoes que pretendem investir nestas em 2008, fechando pelo menos 100 milhões em investimento ao ano. Comentou a perda de credibilidade que sofre o Governo devido a não estar conseguindo manter as suas contas em dia, e o esforço deste em solucionar estas questões, pois o Estado assumira as dívidas anteriores e pretende dar continuidade às consultas populares. Sobre a criação do COREDE desta região, disse que o prazo final para apresentação do projeto é dia 30 de novembro, o processo Vale do Jaguari está pronto, todo certo e acredita estar bem encaminhado para a votação que autorizará o mesmo. Relatou os passivos do Governo, as dificuldades em fazer os repasses para os municípios e a necessidade do Plano de aumento de ICMS- “ o pacote Ieda”, pois representa a única alternativa atual de sanear as contas do Estado. Comparou o pacote a uma cirurgia, que mesmo sendo desagradável, pode trazer uma promessa de melhor qualidade de vida e longevidade. Mencionou o fundo de previdência do BANRISUL como comparativo, e reafirmou que a necessidade deste plano é uma realidade, ou acreditam no plano e recebem a mudança para que o governo Estadual se torne viável, ou não o aceitam e as contas do Governo ficarão em grande parte prejudicadas. Afirmou acreditar no governo de Ieda e pediu a compreensão de todos neste momento, ou nosso estado ficará atrás de todos os demais da União, sem poder investir no RS e dependendo da ajuda do Governo Federal, ou seja: crescendo apenas para baixo.

O Prof. Paulo Frizzo- Presidente dos COREDEs, comentou o tamanho da coragem que precisa ter o Governo para tomar esta atitude drástica, na tentativa de viabilizar o Estado, sob pena do contrário, crescer para baixo. Ressaltou que COREDE também quer dizer união de esforços, através da participação plural das cidades, através dos 3 segmentos: poderes públicos, setores produtivos, empresários e trabalhadores, sociedade civil organizada. O objetivo maior é a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento regional harmônico, desevolvimento sustentado. Ressaltou que o COREDE não é um órgão de governo, é apartidário, não é de propriedade da Universidade, nem de nenhum município, mas, tem que ter a cara da região. Todos os municípios tem que trabalhar conjuntamente, com democracia representativa e sempre visando o fortalecimento da região. Demonstrou através de uma palestra e projeção de slides toda a estruturação, fundamentação, aspirações e funcionamento dos COREDES. Falou que é essencial que os COREDES tenham uma plano estratégico de desenvolvimento, precisam saber como e aonde querem chegar, o que pretendem conquistar. Concluiu dizendo que é um grande desafio a formação de um COREDE, pois muitos COREDES novos têm dificuldades em se manter, bem como alguns antigos podem pelas mesmas dificuldades; se extinguir, sendo a finalidade principal destes: fortalecer a identidade regional.

O Sr. Caio Jordão- Presidente do COREDE CENTRO- comentou a importância da outra reunião ocorrida para formação do COREDE, pois embora algumas divergências tenham ocorrido naquela ocasião, serviu para a região se organizar mais e melhor se estruturar para lutar pelo órgão que almejam para esta região. Deixou Folders com a discriminação da diretoria e demais membros que compõe o COREDE da Meso Região, entidades componentes e de apoio. DESTACOU AS POTENCIALIDADES E DEFICIENCIAS DAS REGIOES, INCLUSIVE DO VALE DO JAGUARI.

O Professor Zanini da URI fez uma síntese das proposições do Vale do Jaguari. Destacou necessidades de melhorias de acesso a Capão do Cipó, Unistalda, Cacequi e Mata. Pediu o apoio às autoridades do Governo e do COREDE ao pleito de nossa região, agradeceu a presença dos mesmos e pediu que a voz do COREDE Vale do Jaguari seja ouvida.

O Prefeito de Santiago, usou a palavra para fazer o encerramento, agradecer a vinda dos Secretários e demais autoridades do COREDE. Disse que havia um desgaste muito grande dos municípios para com o Governo Estadual atual, mas a reunião foi muito importante para esclarecer as dificuldades do Estado para com o cumprimento de programas com os municípios e, para estabelecer uma relação de sinceridade, acreditar nas intenções do Estado. Destacou que muitas discussões foram e vem sendo feitas com COMUDs, e em FÓRUNS, em cima de verbas, com votos definindo as prioridades através de orçamentos participativos, ou seja, jogavam a responsabilidade de estabelecer as prioridades para cima das pessoas quando todos sabem que este papel é do governo. Ressaltou que a credibilidade para com o governo é algo muito importante de ser restabelecido e, embora entendam as preocupações dos Coredianos , acha que este foi um dia histórico , muito importante para todos os que aqui estiveram. Para encerrar, pediu que fosse entregue um mimo aos secretários do governo e aos presidentes do COREDES, uma cesta de produtos de nossa terra.

O Presidente do Legislativo, Vereador Antônio Diniz Cogo, disse com grande satisfação a Casa recebeu as representações regionais e autoridades neste encontro, que fora de grade importância para o fortalecimento do COREDE Vale do Jaguari.