quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Pronunciamento do Ver. Antônio Diniz Cogo - Sessão Ordinária de 29 de outubro

Após saudação inicial, fez saudação especial à Imprensa, elogiou o trabalho da Sra. Corina- reeleita ao bairro Riachuelo, ao IBGE, ao Senhor Celso Barp, e aos novos nomeados da Brigada Militar que após uma grande luta, conseguiram ser nomeados. Incentivou-os a conseguirem notas altas no curso de formação para poderem voltar para esta cidade. Parabenizou o ótimo trabalho prestado pelo Sr. Pedro Perufo no IBGE. Comentou o vestibular da URI, anunciado pela Ver. Nara, onde notara um entusiasmo como há muito tempo não via. Acha a URI uma grande Universidade, que está dizendo preocupar-se em tentar facilitar os acessos à Universidade e o pagamento dos alunos, achou muito bom, pois não pode deixar de comentar as dificuldades dos pais, pois é muito cara e tanto sua Excelência, como muitos pais manifestam dificuldades, por isso, achou muito válida a preocupação da URI ao assunto. Fez menção especial a dois soldados do Corpo de bombeiros, Sgt. Gonçalves e Soldado Brasil que ajudaram a realizar um parto numa casa sem luz, apenas com uma lanterna na ultima semana, pessoas que orgulham nossa Brigada, para os quais está encaminhando um voto congratulatório. Mencionou um seminário sobre desenvolvimento regional, que seria no dia 25 de outubro, estava sendo organizado e conjunto com a Prefeitura e com a URI Campos, onde trabalharam incansavelmente, convidando secretários do Governo e o Presidente dos COREDES, incentivando os municípios vizinhos a virem nesta cidade para esclarecerem dúvidas, fomentar o desenvolvimento e falar sobre o funcionamento dos COREDEs, mas a Governadora marcara uma reunião com os Secretários que viriam palestrar e o mesmo teve de ser transferido. Comentou uma reunião em que sua Excelência fora em Porto Alegre, colocada à frente de 22 ( vinte e dois) Presidentes de COREDES onde explicou o porquê da mobilização destes município para a criação do COREDE Vale do Jaguari, graças aos dados fornecidos pelo Professor Zanini e pelo Sr. Pedro do IBGE, o Projeto foi aceito na íntegra pelo Governo do Estado e acredita que conseguira convencer até mesmo os Presidentes reticentes, sendo que a última etapa para a formação de nosso COREDE fora concluída felizmente. Informou que o seminário antes referido acontecerá nos próximos dias, nos moldes em que deveria ter acontecido dias atrás, os convites serão reenviados e se dedicarão a trazer todas as autoridades que antes haviam confirmado.

Pronunciamento do Ver. Accácio Eggres de Oliveira - Sessão Ordinária de 29 de outubro

Após saudação inicial, parabenizou a turma que fora chamada para integrar a Brigada Militar, o Estado precisa destes e merecem a nomeação pela luta que travaram. Parabenizou a Sra. Corina, reeleita a direção do bairro Riachuelo, merecimento justo. Parabenizou ao trabalho inestimável que o IBGE e toda sua equipe faz por nossa cidade. Mandou o abraço ao Engenheiro Fabiano, do DAER, que teve presteza em atender as solicitação que recebera de Sua Excelência, comentou os problemas da RS 377, acha que de fato, se não houver um movimento maciço não conseguirão resultados para conclusão da estrada. Referiu-se a um projeto polêmico que esta para ser aprovado na Câmara dos Deputados sobre a licença maternidade que está para ser aprovado passando de quatro, para seis meses. Disse que muitas pessoas deverão achar absurda e na prática poderão ocorrer distorções, porém, como profissional da pediatria, admite que as mães deveriam poder ficar muito mais tempo com seus filhos, sendo seis meses ainda pouco para que a criança seja um cidadão feliz e com uma boa formação e autoconfiança, precisam investir muito em amor, compreensão e atenção ou estaremos cada vez mais vendo uma geração impelida às drogas, violência e outros caminhos ruins. Acha que precisam parar e reciclar o país, pediu reflexão a todos sobre isso, pois os pais estão atendendo a outros interesses que consideram mais imediatos, não tendo tempo de criar adequadamente os filhos, e infelizmente, criando gerações cada vez mais levadas ao desajuste, como ocorrera na Colômbia recentemente, um adolescente matara friamente várias pessoas.

Pronunciamento do Ver. Renato Cadó - Sessão Ordinária de 29 de outubro

Após saudação inicial, parabenizou aos concursados que foram chamados para assumir na Brigada Militar, lembrando a luta e engajamento de alguns colegas desta Casa para ajudá-los e merecem a nomeação. Falou que nesta semana o diretório do PMDB realizou a eleição dos novos cargos e sua Excelência entregou o cargo. Comentou o tempo em que presidiu o Partido, onde teve oportunidade conviver e coordenar este grande partido. Agradeceu a confiança depositada em sua pessoa, agradeceu a todas as pessoas que o auxiliaram durante o tempo em que conduziu a presidência do PMDB. Aparte do Ver. Accácio: parabenizou-o pelo tempo em que presidiu o PMDB, por ter sido alguém ponderado e inteligente, sabendo contornar divergências com educação e simpatia. Acredita que o Sr. Ilton novo eleito a presidência, fará um ótimo trabalho, mas o Ver. Cadó como Presidente, foi excelente. O Ver. Cadó agradeceu as palavras e disse que fora um honra prestar este trabalho. Relatou que hoje, nesta casa, pela tarde concretizaram a reunião com o Banco do Brasil, gerência e carteira agrícola, Sindicato Rural, Emater, Cooperativa Tritícola e a Uri, para tratarem dos problemas que os produtores enfrentam com a falta do PRONAF, falta de recursos e de acesso ao crédito que prejudicam todas as atividades no meio rural, tanto no setor primário, na agricultura familiar, bem como na implementação de outras matrizes produtivas, onde o Banco do Brasil têm sido essencial no oferecimento de créditos federais através do BNDES, FAT e outros. Disse que em tal reunião trataram de todos os assuntos que preocupam esta Casa, as entidades antes referidas e os produtores. Disse que temos uma matriz produtiva com algumas deficiências em certas áreas, há oferta de crédito por parte do banco, porém, precisam se organizar, aprimorar para que o desenvolvimento aconteça, que os problemas que se dão devido o conjunto de situações é que permite que os problemas aconteçam, tem dito sempre que a organização do setor primário e o crédito neste processo são muito importantes. É Necessário que sejam muito bem debatidos os problemas.