sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Pronunciamento do Ver. Antônio Diniz Cogo - Sessão Ordinária de 15 de outubro

Após saudação inicial , na pessoa do Engenheiro Fabiano, fez uma saudação especial ao Sr. Enio Kinzel, Ex- Presidente desta Casa e Ex-Diretor do DAER, bem como os funcionários daquela instituição. Saudou seu irmão “ Boka” e novamente a equipe de Bochas do Circulo Operário, que orgulha aquela Associação que acabou de ganhar o Torneio de Bochas na cidade de Pelotas, pela segunda vez consecutiva, isso os deixa na responsabilidade ainda maior de tentar trazer definitivamente o Troféu Rotativo, no torneio que devera acontecer em Erechim no próximo ano. Relatou que Santiago é bastante feliz em muitos aspectos, não só os esportivos, onde pessoas levam com orgulho o nome de Santiago e dito isso, mencionou a EXPOSANTIAGO, castigada pela chuva nos dois primeiros dias, mas mesmo assim, mostrou com grande sucesso e beleza a força de nossa cidade nos diversos segmentos da economia, arte e economia com união e força de vontade. Ressaltou as palavras do Sr. Prefeito quando disse que a cidade está chegando a uma maturidade política onde todos estão trabalhando juntos pela cidade em todos os setores, procurando um rumo comum e por amor a esta cidade. Aparte do Ver. Cadó: lembrou a participação da Câmara na Feira, representando o Poder Legislativo e apoiando o evento, por isso parabenizou a iniciativa do presidente, apoiada pelos colegas. O Ver. Diniz destacou que a Câmara se fez representar no evento com o apoio do Vereadores, aos quais agradeceu, e em especial, aos funcionários da Casa, que se revezaram por várias horas o local zelando pelo stand e nome do Legislativo. Lembrou que esta casa trabalha solidária aos projetos que são para trazer benefícios ao nosso município, muitas vezes passando até por cima de prazos legais para não perderem verbas ou liberar verbas para a feira, assinando todos juntos a responsabilidade em nome de Santiago. Agradeceu o esforço de todos os colegas e funcionários desta Casa, inclusive o esforço dos atletas do Circulo Operário, e do DAER pelos serviços que presta. Colocou a Câmara a disposição.

Pronunciamento do Ver. Accácio Eggres de Oliveira - Sessão Ordinária de 15 de outubro

Após saudação inicial, referiu-se aos Professores, homenageando a Ver. Nara em nome de todos os demais, pois são a peça fundamental e de importância para a formação de nossos jovens.Comentou o desrespeito que as professoras estão tendo que passar em sala de aula por alguns alunos e preocupara-se. Disse que embora ache muito importante o Centro de Eventos, mas teme que a área da escola agropecuária Rubem Lang fique prejudicada se perder parte da área para este, pois já não é muito grande, e como ex- estudante e técnico agrícola, sabe que precisam de uma área grande e não podem deixar a mesma ser apenas uma pequena escolinha a mais na cidade. Fez homenagem ao DAER, nas pessoas do Sr. Fabiano e do Sr. Enio, pelos valorosos serviços que prestou e presta ao Estado. Comentou um trabalho geriátrico cuja a pesquisa feita mostra que a maioria dos velhinhos em algum momento recebem algum tipo de mau trato. Mencionou a ocasião em que no Rio de Janeiro viu uma ala de idosos ser referida jocosamente como “depósito de velhos”, algo triste que precisa mudar. Pediu que esta casa lute com ele para que tal fato não ocorra em nossa cidade. Explicou um projeto onde possam estruturar um Centro geriátrico que valorize nosso velhos, que contenha vários Profissionais, pois não só um geriatra não tem condições de fazer uma avaliação,precisam de um clínico geral, um psicólogo, um psiquiatra, ourtopedista para que a avaliação do idoso seja completa e eficaz.

Pronunciamento do Ver. Renato Cadó - Sessão Ordinária de 15 de outubro

Ressaltou o nome do Sr. Ênio, fez uma homenagem ao DAER pelos importantes serviços que presta ao nosso Estado e a esta cidade. Parabenizou às Equipes de Bocha do Círculo Operário, ressaltando a importância que este esporte por levar o nome de nossa cidade a outras regiões, o qual em outras épocas teve o privilégio de participar quando tinham cerca de setecentos filiados na liga de esportes e sabe da confraternização que ocorre em outras cidades. Parabenizou ao Centro Empresarial, a Prefeitura e demais entidades que trabalharam de forma abnegada pelo Sucesso da EXPOSANTIAGO, que, graças ao empenho e organização de muitos colaboradores puderam expor com grande sucesso e brilhantismo nosso comércio, indústria, a variedade e qualidade genética de belíssimos animais que encantou aos visitantes e compradores que prestigiaram. Parabenizou aos professores pelo seu dia, fez uma comparação do salários dos mesmos com o de um Deputado Federal, que é o político mais caro para o País em relação aos serviços que presta, pois o salário representa o de quarenta professores. Pediu urgente reparos nos buracos das avenidas que dão entrada e saída da cidade, pois estão cada vez piores devido às chuvas ocorridas. Mencionou alguns cálculos que fez sobre o custo de produção na cultura de milho e soja nas pequenas propriedades, segundo estudou, estão praticamente inviabilizadas devido aos custos absurdos que tem levado os agricultores a um empobrecimento muito grande e que poderá gerar graves problemas nas nossas culturas de grãos, se não conseguirem com a ajuda dos Governos estaduais e Federais baixar o preço dos insumos, acha que não haverá mais como produzir no Brasil, pois usa-se de desculpas a todo momento para subir os preços. Ratificou o pedido para virem à esta Casa o gerente do banco do Brasil, bem como a carteira agrícola daquele banco para tratarem dos crédito rurais.