terça-feira, 24 de julho de 2007

Um pemedebista destemido...



Esse aí é o popular Diniz Cogo, vereador do PMDB de Santiago há dois mandatos consecutivos e atual presidente da Câmara de Vereadores de Santiago. Na foto, ele está prestes a fazer rapel de cima do edifício Dom Marcos, durante um treinamento do Corpo de Bombeiros, onde o vereador foi convidado a ser "bombeiro por um dia". Diniz é um dos políticos mais versáteis da região e não tem medo de pouca coisa. Além dos compromissos como presidente do Legislativo, atualmente ele também é presidente da Comissão Provisória de Criação do Corede Vale do Jaguari, vice-presidente da Coordenadoria do PMDB Vale do Jaguari Deputado Rubem Machado Lang, apresentador do programa "Festival de Bandinhas", na Rádio Verdes Pampas e, atualmente, ainda arranja tempo para estudar para a prova da OAB.

EAD será quinta -feira

Em Santiago, o curso de formação política será realizado na proxima quinta feiras, com inicio as 19 h, na sede do Diretório Municipal, onde será ministrada a 3ª aula, tendo em vista que a 2ª aula foi dividida em duas partes; A Cartilha “Aula 2” apresenta quatro temas os quais foram apresentados em dois DVDs, com dois temas cada um.

Parte I

Do Império Romano até hoje

O Governo – Formas e poderes

Parte II

Partidos Políticos

Momento Pedagógico - Regras para Debate

O final da aula do Último sÁbado foi marcado pelo amplo debate dos presentes sobre o Parlamentarismo e Presidencialismo, onde ambos os sistemas de governo foram estudados em seus pormenores. Ao final da aula, a turma se dividiu em dois grupos, com o objetivo de, cada um, escolher um representante que deveria defender o seu sistema de governo. Assim, o presidente do PMDB de Santiago, José Renato Lovato Cadó foi o escolhido de seu grupo para defender o sistema Presidencialista de Governo e o Secretário geral do partido, Marcos Antônio Lemos, foi o escolhido para defender o Parlamentarismo. O mediador Oilton Bettin deu o prazo de cinco minutos para que cada um discursasse e fizesse a defesa de seu sistema de governo. Depois de ouvir as explanações de cada um, houve uma eleição simulada, onde os alunos escolheram o sistema de governo, baseado no discurso elaborado. Venceu o Presidencialismo!

Avaliação do Curso de Formação Política

Apesar da grande movimentação, da alternância de datas das aulas e do elevado número de turmas, o diretório estadual mantém controle total sobre tudo o que ocorre. Através de um banco de dados, avalia a evolução do conteúdo pedagógico que é feito de duas formas: pela freqüência mínima de 70% dos inscritos e, pela realização de trabalhos em grupos. Com o cumprimento destes requisitos, o diretório estadual e a Fundação Ulysses Guimarães fornecerão o certificado de conclusão.