segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Reunião da Juventude

O Presidente da Juventude do PMDB, Márcio Brasil, convida a todos os companheiros e simpatizantes da Juventude do PMDB para uma reunião a realizar-se no dia 06 de outubro, as 15 horas, na sede do PMDB ( Rua Venâncio Aires, 1334).

Homenagem ao Idoso

A Câmara Municipal de Vereadores, realiza hoje às 19 horas, sessão especial em homenagem do Idoso, na oportunidade o Ver. Accácio Oliveira usará da Tribuna para prestar homenagem em nome da Bancada do PMDB.

Fogaça retornas às origens políticas


O prefeito de Porto Alegre José Fogaça retornou ao PMDB na tarde desta sexta-feira, 28. Fogaça declarou há poucos instantes em coletiva de imprensa que sua volta ao PMDB é uma escolha pessoal. “É um momento de retomada das minhas origens e daquilo que foi o início da minha vida política na década de setenta”, relatou. Pela manhã o prefeito já havia confirmado sua saída do PPS.Antenor Ferrari, presidente do PMDB da Capital, afirmou que Fogaça nunca abandonou a condição de peemedebista gaúcho. “O vínculo do prefeito com o partido é muito grande, visto que foi pelo PMDB que passou pelos momentos mais importantes da sua história política”, observou Ferrari. O presidente destacou ainda que com o retorno, Fogaça passa a ser o nome de consenso para disputa à prefeitura de Porto Alegre em 2008. Em 2004 Fogaça foi eleito em segundo turno com 431.820 votos, o que correspondeu a 53% da preferência do eleitorado da Capital gaúcha.Com a nova filiação, o PMDB passa a contar com 142 Prefeitos.

Visitas ilustres

O PMDB de Santiago, recebeu nesta semana a visita de dois companheiros de luta que encontram-se morando em outros Municípios. Suzana Castilhos de Freitas, que reside em Porto Alegre, estudando Ciências Políticas e trabalhando nas bases do PMDB de Porto Alegre. O éx vereador Tito Becon, que esta residindo na Capital Federal, assessorando o Deputado Federal Ibsen Pinheiro, juntamente com sua esposa Mara Beccon.

Prazos de filiações

O PMDB de Santiago, a exemplo dos demais Partidos, continua campanha intensa na busca de novos filiados, visando as eleições municipais de 2008. O prazo de filiações encerra no dia 4 de outubro, em breve estaremos divulgando a relação dos novos filiados. Lembramos quem for se desfiliar de outro Partido, precisa esperar 48 horas para se filiar ao novo.

Pronunciamento do Ver. Antônio Diniz Cogo - 50 anos CTG Coxilha de Ronda

Agradeceu a presença de todas as autoridades civis e militares e convidados especiais, nominou-os, agradeceu à Radio Iguaçu e a todos os que se envolveram na condução desta Solenidade. Em nome de três peões amigos, Srs. Ênio, Justino e Ari, saudou os peões do Coxilha de Ronda, em especial, sua Colega de faculdade, responsável pelo departamento Cultural do CTG, Aline Carlosso, e ao Sr. Leonardo, pessoas que trabalham diariamente para manter a história do RS, ressaltou o Sr. Valdir Pinto , Homenageado do CTG, ao Sr. Gibelino pelo prestimoso deslocamento até o local e ao Ver. Franquilin, que ao propor esta solenidade, valorizou muito o Coxilha de Ronda. Disse sentir-se muito honrado em dirigir a Câmara e a esta Sessão no momento histórico do cinqüentenário da entidade. Ressaltou que desfilaram muitos patrões pelo Coxilha estes anos todos, relembrados com muito brilho pelos que já se pronunciaram, mesmo assim, destacou o nome de Jaime Medeiros Pinto, pessoa que deixou literalmente o nome da história de Santiago, figura exemplar na comunicação, poeta, compositor, dedicado de alma e coração à Imprensa, cultura e desenvolvimento desta cidade, lamentando-se apenas ter partido cedo demais. Destacou a importância que representa para a Câmara e para Santiago o trabalho silencioso de um CTG, que não se resume apenas à Semana Farroupilha, salientou a invernada, que tem oitenta pessoas que ali estão cultivando bons valores, levando influências boas por onde forem, jovens e crianças que talvez se ali não estivessem, muitos poderiam ter outro destino. Destacou que Santiago deve boa parte da formação de nossos jovens ao Coxilha de Ronda, agradeceu, em nome do Patrão Leonir e sua esposa, a todos os patrões e prendas da entidade, por se colocarem a disposição nesta cidade auxiliando na cultura, tradições e laser, proporcionando a todos os que aqui estão, grande orgulho em poder homenageá-los nesta ocasião.

Pronunciamento do Ver. Renato Cadó - 50 anos CTG Coxilha de Ronda

Agradeceu a oportunidade de poder dirigir-se ao CTG - Coxilha de Ronda em nome do Partido PMDB, homenagear esta Instituição Histórica na nossa cultura gaúcha. Destacou o nome de oito personalidades históricas aos quais devemos os costumes galponeiros e as indumentárias, conhecidas e aplicadas após a segunda grande Guerra: Ciro Dutra Ferreira, Antonio João de Sá de Siqueira, Orlando de Grazia, Fernando Machado Vieira, João Carlos de Ávila Paixão Cortes, Ciro Dias da Costa, Sisso Araújo Campos, João Machado Vieira, que, liderados por Paixão Cortes, homens que no dia 7 de setembro pegaram uma fagulha da Pira da Pátria em Porto Alegre, improvisando ali um gesto que tornou-se épico, iniciou-se assim as bases do movimentos tradicionalistas , espalhando-se estes pelo Brasil, chegando aos Estados Unidos, Europa e até na Ásia. O surgimento em Santiago em 1957 deste CTG, que é a mais antiga entidade tradicionalista local, aquela que inseriu nossas tradições e ao longo dos tempos transmitiu ao povo de Santiago o que é ser tradicionalista, ser gaúcho, implantando a cultura dos galpões no cotidiano urbano. Mencionou o primeiro Patrão do Galpão: Francisco Jardim, passando-se a partir daí mais onze patronagens até os dias atuais, com o Sr. Leonir Paulo Minuzzi, leu na Tribuna o nome de todos os patrões que passaram pela instituição, pessoas abnegadas, que junto aos colaboradores sempre se esmeraram na condução da história do CTG e até hoje são reconhecidos, parabenizou-os pelo cinqüentenário.