quinta-feira, 9 de agosto de 2007

PRESIDENTE DA JPMDB DO ESTADO - GABRIEL SOUZA



Não esqueçam da juventude

*Gabriel Souza

O maior partido do Estado, de olho nas eleições do ano que vem e no fortalecimento da sigla em todos municípios gaúchos, criou o projeto “PMDB Municipalista”. Na verdade, trata-se de uma sugestão de plano de governo elaborada por alguns dos mais qualificados técnicos do partido, que propõe uma série de ações programáticas que deverão nortear as ações do PMDB rumo a 2008. O projeto prevê ainda uma série de discussões – internas e externas – que aprimorarão o plano, adaptando-o a realidade e aos anseios de cada comunidade.

Como coordenador-adjunto do “PMDB Municipalista”, tive a oportunidade de contribuir para a inclusão das políticas públicas de juventude no programa. Penso o seguinte: se é na juventude que se encontram as maiores vitimas das conseqüências sociais (desemprego, violência, falta de qualificação profissional, etc), e sendo ela uma parcela importante do eleitorado, torna-se evidente e necessário o comprometimento das candidaturas com esse setor. Deve-se, fundamentalmente, trabalhar eixos que possam suprir essa demanda e garantir a construção de perspectivas de um futuro melhor para os jovens gaúchos.

Todos comentam o papel dos jovens nas campanhas políticas, sabem de seu potencial de persuasão sobre os demais setores sociais e entendem sua capacidade de construção de uma grande vitória nas eleições. Apesar disso ocorre que, quase sempre, a juventude fica completamente alijada dos planos de governo dos candidatos no que tange a políticas públicas especificas para essa faixa etária. Esse fator, além de ser inconcebível do ponto de vista da inclusão social também é um grande erro estratégico do ponto de vista eleitoral já que a média de pessoas entre 16 a 29 anos no eleitorado gaúcho é de 30%, fator decisivo em qualquer pleito.

Agora, é a hora de uma grande mobilização de nossa Juventude. É a hora de fazer essas políticas saírem do papel e permearem os planos de governo de nossos candidatos pelo Rio Grande afora. Agora é a hora de gritar bem alto: “não esqueçam da juventude!”.

*Presidente da Juventude do PMDB-RS, Secretário-Adjunto do PMDB-RS

JPMDB registra Chapa "Juventude com atitude"

Somente uma chapa foi registrada para eleição da Juventude do PMDB que será realizada, na próxima sexta feira, às 19 horas, na sede da Câmara de Vereadores.
A Chapa "JUVENTUDE COM ATITUDE", ficou assim constituida:

Presidente: Marcio de Souza Brasil
Vice-Presidente: Mayara Oliveira
Secretario Geral: Rodrigo Vontobel Rodrigues
1ª Secretária : Mariana Machado da Rosa
Tesoureiro:Everton Costenaro
Suplentes:
Rodrigo Balboni Pretto
Michele Cogo

Delegados a Convenção Estadual:

Titulares:
1. Marcio de Souza Brasil
2. Rodrigo Vontobel Rodrigues
3. Alessandra Fátima de Souza

Suplentes:
1. Felipe Cogo
2. Mayara Silva de Oliveira
3.Mariana Machado da Rosa