quinta-feira, 9 de agosto de 2007

PRESIDENTE DA JPMDB DO ESTADO - GABRIEL SOUZA



Não esqueçam da juventude

*Gabriel Souza

O maior partido do Estado, de olho nas eleições do ano que vem e no fortalecimento da sigla em todos municípios gaúchos, criou o projeto “PMDB Municipalista”. Na verdade, trata-se de uma sugestão de plano de governo elaborada por alguns dos mais qualificados técnicos do partido, que propõe uma série de ações programáticas que deverão nortear as ações do PMDB rumo a 2008. O projeto prevê ainda uma série de discussões – internas e externas – que aprimorarão o plano, adaptando-o a realidade e aos anseios de cada comunidade.

Como coordenador-adjunto do “PMDB Municipalista”, tive a oportunidade de contribuir para a inclusão das políticas públicas de juventude no programa. Penso o seguinte: se é na juventude que se encontram as maiores vitimas das conseqüências sociais (desemprego, violência, falta de qualificação profissional, etc), e sendo ela uma parcela importante do eleitorado, torna-se evidente e necessário o comprometimento das candidaturas com esse setor. Deve-se, fundamentalmente, trabalhar eixos que possam suprir essa demanda e garantir a construção de perspectivas de um futuro melhor para os jovens gaúchos.

Todos comentam o papel dos jovens nas campanhas políticas, sabem de seu potencial de persuasão sobre os demais setores sociais e entendem sua capacidade de construção de uma grande vitória nas eleições. Apesar disso ocorre que, quase sempre, a juventude fica completamente alijada dos planos de governo dos candidatos no que tange a políticas públicas especificas para essa faixa etária. Esse fator, além de ser inconcebível do ponto de vista da inclusão social também é um grande erro estratégico do ponto de vista eleitoral já que a média de pessoas entre 16 a 29 anos no eleitorado gaúcho é de 30%, fator decisivo em qualquer pleito.

Agora, é a hora de uma grande mobilização de nossa Juventude. É a hora de fazer essas políticas saírem do papel e permearem os planos de governo de nossos candidatos pelo Rio Grande afora. Agora é a hora de gritar bem alto: “não esqueçam da juventude!”.

*Presidente da Juventude do PMDB-RS, Secretário-Adjunto do PMDB-RS

Nenhum comentário: