terça-feira, 2 de outubro de 2007

Homenagem ao Idoso - Ver. Accácio Oliveira -

Após saudação inicial, em nome da Bancada do PMDB, disse estar feliz, em ver que nos tempos atuais a terceira idade está sendo muito mais valorizada, as pessoas estão envelhecendo com saúde e tendo muito mais vitalidade para continuar aprendendo e participando das coisas da sociedade. Destacou que na população mundial, o número de idosos está cada vez maior, no Brasil grande parte da população já é idosa e segundo pesquisas em cerca de dezoito anos será a sexta nação em maior número de idosos, cerca de cento e oitenta e três milhões de idosos.
Mencionou a geriatria, ciência que trata do envelhecimento, que felizmente prepara as pessoas para cuidarem melhor da qualidade de vida de nossos idosos.
Trouxe uma análise de um cientista bem conceituado que trata sobre o envelhecimento da população, onde estudos comprovam que temos um potencial para vivermos até cem anos e bem, mas infelizmente muito poucos de nós chegamos até lá. Leu um texto escrito por tal cientista que fala da possibilidade de longevidade, onde fala-se que não deve-se engordar e se isso ocorrer, faça de tudo para emagrecer, pois a obesidade está ligada a todas as doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, não deve-se levar uma vida sedentária e sim praticar exercícios, não deve-se usar drogas de espécie alguma, não fumar, pois o cigarro causa câncer em vários pontos do corpo, efizemas pulmonares e insuficiência respiratória. Pediu que todos ouçam tais conselhos para, juntos, chegarem a uma vida longa e saudável.

Nenhum comentário: