segunda-feira, 9 de julho de 2007

UM TESTEMUNHO DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA.... Cópia do Blog de Vivian Dias




CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Há alguns dias, minha colega Alessandra Souza convidou-me para fazer o curso de Formação Política. Apesar de ter concordado, confesso que não estava muito empolgada. Os últimos dias tem sido de indignação da minha pessoa com alguns políticos locais.
Enfim, acabei indo a tal janta, ontem à noite. Cheguei lá me sentindo um peixe fora da água. Bastante deslocada, sem falar os problemas particulares que me afligiam a mente.
Olhei ao redor. Os “grandes líderes” do partido estavam presentes. De momento prefiro não citar nomes. Poucos os rostos novos. Mas ainda assim, esses rostos estavam lá. E como gosto do ditado que diz que vale mais a qualidade do que a quantidade...
Deu-se inicio a apresentação de um DVD. Muito bem feito, empolgante. Quase me contagiou...
Ouvi o vereador Diniz falar, o Cádo, e muitos outros. O microfone esteve nas mãos de várias pessoas. O que me chamou atenção. Normalmente somente os “líderes” falam. Entretanto nessa noite, o presidente Diniz Cogo inovou. E de certa forma o parabenizo por isso. O que foi? Eu sei que tenho talento para criticar. Mas não posso tirar o mérito dele nesse momento.
Ouvi o Cassal falar e notei que ele tem uma visão bastante inteligente da política local. Em seguida a professora Rosane Vontobel. Admirei-me quando ela disse que pela primeira vez podia manifestar sua opinião política. Pois no momento seu cargo na URI a permitia fazer isso. Ou seja, em um cargo anterior, ela não manifestaria seu apoio a partido algum. Isso soou, na minha alma tão ditador. Afinal, uma pessoa não poder manifestar seu conceito sobre algo? Claro, que a menina ingênua aqui, não tem o direito de questionar os padrões da tão importante universidade. Deve haver algumas razões para isso. As quais no momento desconheço.
Outro discurso que me tocou bastante o coração foi o do Procurador Jurídico da Câmara, Rodrigo Vontobel (Ok, o doutor). Ele deixou-se levar pela alma, manifestou seu repudio a muitas coisas que viu em momentos anteriores, antes de participar do PMDB e decidiu finalmente filiar-se ao partido. Admirei a atitude dele. Enquanto alguns mantiam-se um tanto arredios à presença dele, pelo fato da ficha ainda não ter sido assinada; eu o admirava, porque sua assinatura não é tão importante quanto seu apoio verdadeiro. A assinatura era algo formal. Burocrático. O mais importante era o seu caráter. E isso ele trouxe consigo para a sigla do PMDB. A noite seguiu empolgante.
E eu por alguns instantes, isolei-me no meu mundinho. E fiquei rabiscando algumas coisas no papel. (Lembre-se, eu não sou normal!). Deixei minha mente voar. E imaginar que o PMDB, possa estar finalmente crescendo e recuperando sua antiga grandeza. Tem outro ditado que diz que “quem foi Rei nunca perde a majestade”...
Antes de me julgarem e dizerem que sou uma militante do partido, saibam que se fosse preciso “sentar a pua”, como dizia minha avó, eu o faria. Mas sou uma garotinha cheia de sonhos e acredito em finais felizes. E espero que todos os planos que o partido está fazendo se concretizem. Espero que os lideres não se percam no caminho, não se vendam e nem corrompam seus ideais de mudar essa cidade, que no momento está dominada por meia dúzia. Quase uma máfia... Em um outro post, falei que a oposição de Santiago está morta. (paguei caro, pela opinião). Não irei retirar o dito. Mas lembrem que sou aquela que acredita em contos de fadas. E quem crê nisso, crê que exista renascimento...
Por isso, seja você quem for, que esteja lendo. Levante-se! Vá conhecer o referido curso que está sendo oferecido pelo partido, totalmente gratuito. É sua chance de se mostrar, de aprender, de ultrapassar o limite da ignorância. Não quer fazer parte do PMDB? Não faça! Você é livre. Existem outros partidos. Mas não podes ficar apenas sentado em frente ao noticiário, dizendo que todo político é ladrão. As palavras pronunciadas na sua sala, ninguém mais ouve. Elas fazem eco somente para você. Então saia. Reclame. Porque os governantes trabalham e representam o povo. E não é o povo que lhe deve obediência ou silenciamento diante de seus atos. E sim eles. Os governantes é que tem que dar satisfação a você. E não acharem-se ofendidos por serem questionados.
Ah, você está rindo aí? Pois é...Até podes rir. Mas nunca esqueçam, que a menina/mulher aqui do outro lado da tela, é uma eterna sonhadora. E se um dia eu deixar de sonhar, então deixo de viver.

Nenhum comentário: